Renovação da Matrícula 2018-2019
» Legislação (Regime de Mtarícula e Frequência) - Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril

Procedimentos para renovação de matrícula com ou sem transferência de escola

 

Alunos do atual 4º, 9º, 10º, 11º e supletivos


  • Todos devem preencher o formulário de pedido de renovação, disponível no Portal do Aluno e entregar cópia impressa e assinada ao Diretor ou Titular de Turma no prazo indicado (até 18 de maio).
  • A renovação de matrícula para os alunos dos atuais 4º e 9º ano do ensino básico e para os alunos dos atuais 10º, 11º e supletivos faz-se em duas fases:
    • Formulação do pedido de renovação através do formulário disponível no Portal do Aluno;
    • Encontro presencial com o Diretor de Turma para:
        • Verificar a correção dos registos pessoais e proceder à sua atualização, se necessário.
        • Informação e esclarecimentos sobre as alternativas e opções no percurso formativo, designadamente no ingresso no Curso Básico de Música e na transição do Curso Básico para os Cursos do ensino secundário;
  • Os alunos do 4º ano que manifestarem a intenção de continuar na escola, aguardam os resultados das provas de ingresso ao 5º ano e os resultados finais do ano escolar.
  • Os alunos do 9º ano que pretendam continuar na escola aguardam os resultados dos exames nacionais.
  • Os alunos do 10º e 11º ano de escolaridade aguardam a conclusão do respetivo ano escolar.
  • Oportunamente será anunciado a data de reunião com o Diretor de Turma para completar a renovação de matrícula para estes alunos.
    • A renovação de matrícula referida nos números anteriores é efetivada até ao 3.º dia útil subsequente à definição da situação escolar do aluno.
  • Caso dos alunos que pretendam mudar de escola:
    • Preenchem igualmente o pedido de renovação de matrícula, para atualizar dados e completar elementos do processo individual.
      • A renovação de matrícula para cada início de ciclo e a renovação de matrícula que implique transferência de estabelecimento de educação ou ensino não se realizam automaticamente.
      • O Encarregado de Educação deve ainda comunicar formalmente à escola, até 22 de maio, a decisão de transferência de escola, através da entrega nos serviços administrativos de boletim de pedido de transferência devidamente preenchido para que a escola, por sua vez, possa remeter os dados para matrícula e o processo individual do alunos, com celeridade, ao estabelecimento de educação e de ensino pretendido, de acordo com a indicação das prioridades.
 

Alunos dos restantes anos de escolaridade


  • Todos devem preencher  o formulário de renovação, disponível no Portal do Aluno e entregar cópia impressa e assinada ao Diretor ou Titular de Turma no prazo indicado (até 18 de maio).
  • Após verificação e validação dos pedidos de renovação de matrícula pelo Diretor de Turma, aguardar comunicação da renovação de matrícula, o que deverá acontecer até ao 3.º dia útil subsequente à definição da situação escolar do aluno.
 

Procedimentos para preencher o pedido de renovação de matrícula


Prazo para requerer a renovação

  • 10 de maio (quinta) a 18 de maio (sexta) de 2018.
IMPORTANTE: fazer pedido e entregar ficha + boletim de vacinas até 22 de maio pois até dia 25 de maio serão publicitadas as vagas resultantes das não renovações dos pedidos de matrícula.

Local

Como fazer a Renovação?

1. Utilize os dados de acesso anteriormente fornecidos pelo/a Diretor/a de Turma ou Titular de Turma. Se não possui esses dados, solicite-os ao Diretor ou Titular de Turma.

2. Aceda ao Portal do Aluno.

3. No menu lateral esquerdo, clique em MATRÍCULAS.
 
 
 
 
4. Preencha os campos  com os dados solicitados nos passos 1 a 7.
 
IMPORTANTE: preencha corretamente o campo do e-mail para envio do comprovativo pois só assim poderá ser notificado da aprovação da matrícula.

 
 
5. Descarregue e Imprima o boletim de renovação de matrícula que fica disponível no final do processo e no email que receber a notificá-lo do pedido de renovação.
 
 
6. Assine o boletim impresso e entregue-o ao Diretor de Turma, juntamente com o boletim de vacinas, até ao dia 22 de maio de 2018.
Se não houver renovação neste prazo, será aberta vaga para aluno externo que constará da lista a divulgar no dia 25 de maio.