SALÃO PIOLHO . Cine-Concertos | 8 ª EDIÇÃO

BRAGA

Entrada livre

Na 8ª edição do Salão Piolho – Cine-Concertos chega a vez da cidade de Braga acolher este evento que é uma celebração do cinema mudo e a prova que a sua magia nunca se perde, mas reinventa-se a cada nova projeção.

As interpretações musicais que fazem parte deste ciclo, permitem um novo olhar sobre um cinema que importa recordar.

Dia 27 de outubro | Dom. | 18h | Auditório Adelina Caravana – Conservatório de Música da Gulbenkian

OS LOBOS de Rino Lupo | Com Bicho Carpinteiro | M/12

1923 | Portugal | 83 min. | Com: José Soveral, Branca de Oliveira, Sarah Cunha

Legendado em português

“A mais bela jóia que a cinematografia portuguesa do período mudo tem para mostrar.”

(Félix Ribeiro)

Tomando como base a obra teatral “Os Lobos: Tragédia Rústica em Três Actos”, esta  longa-metragem de Rino Lupo tornou-se num dos maiores sucessos cinematográficos portugueses da década de 1920.

O filme conta-nos a história de Ruivo, um lobo do mar que, após cumprir uma pena por um crime passional, chega a uma aldeia remota de pastores onde começa a integrar-se através do seu trabalho e da sua música. Usando a sedução e manipulação, o homem converte-se num elemento de fascínio e de desagregação desta pequena comunidade, que inevitavelmente conduz à tragédia.

Sobre o Bicho Carpinteiro…

Por entre samples de voz de recolhas no Portugal profundo, entre fados e chulas, violas tradicionais portuguesas em duelo sobre ritmos bem marcados, texturas acústicas e eletrónicas e uma ligação a melodias, este Bicho Carpinteiro faz a festa sem pedir licença, reafirmando a séria capacidade de Rui Rodrigues (Dazkarieh, Uxukalhus, Casuar) e de Diogo Esparteiro (Royal Bermuda, Pás de Problème) transformarem cada uma das suas visões criativas não apenas em válidas experiências de estúdio, mas antes de mais em muito originais manifestos de palco.

. Entrada livre (sujeita a inscrição prévia em eventbrite.pt)

. Informações e reservas: 210 027 150 | cultura@inatel.pt