Iniciação Musical

A Iniciação Musical destina-se aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreende a frequência de 4 anos de escolaridade.

Ano escolaridadeNível
1º anoIniciação I
2º anoIniciação II
3º anoIniciação III
4º anoIniciação IV

Disciplinas

Os alunos frequentam três disciplinas com a carga horária descrita no quadro seguinte:

DisciplinaCarga horária semanal
Instrumento25 + 25 minutos
Formação Musical100 + 50 minutos
Coro50 + 50 minutos

Regimes de frequência

A Iniciação Musical pode ser frequentada em regime integrado (todo o currículo é lecionado no edifício sede) ou em regime articulado com os Agrupamentos de Escolas de Maximinos e de Mosteiro e Cávado. Os professores do Conservatório deslocam-se às escolas para assegurar a lecionação de todas as aulas. Os horários das aulas de música são da responsabilidade do Conservatório e são elaborados em articulação com as escolas parceiras.

Instrumentos lecionados

As vagas para cada escola/regime são publicadas com a associação dos instrumentos disponíveis.

Conservatório (regime integrado)AE Maximinos* (regime articulado)AE Mosteiro e Cávado** (regime articulado)
ViolinoXXX

*1º ao 3º ano – Centro Escolar da Naia; 4ºano – Escola Básica da Gandra

**Escola Básica do 1º Ciclo de Panoias

Processo de seleção

Por haver um número limitado de vagas, é realizada uma Prova de Seleção com regulamento próprio que pode ser consultado AQUI.

Custo

O Conservatório e as escolas parceiras são instituições de ensino público. Não há lugar ao pagamento de qualquer propina. O ensino é gratuito.

Para mais informações contactar: geral@conservatoriodebraga.pt